domingo, 30 de agosto de 2009

Uyuni

Uyuni é bem pequena, com cerca de 10 mil habitantes. Não teria nada demais a oferecer. Mas fica ao lado do maior salar do mundo, o Salar de Uyuni.

De Potosí eu fui pra Uyuni com um japonês que conheci lá. Esse original mesmo, do japão. Claro que ficou surpreendido ao saber que eu era descendente. E descobri que meu sobrenome Takayama significa "motanha alta".

Bem em Uyuni fizemos o passeio ao salar. Um passeio de 3 dias, somente possível em carros 4x4. O motorista e mais 6 passageiros e tive sorte de pegar um grupo legal.

Esse lugar é realmente incrível. Único no mundo. Apesar da beleza das prais do caribe na Colômbia e Venezuela, de Macchu Pichu e Titicaca no Peru, o Salar de Uyuni (e arredores) ganhou meus votos. Os lugares que passamos são de cair o queixo, inusitados e fantásticos. Como um imagem vale mais que mil palavras, aís estão. E neste post eu colocarei mais fotos que o normal.


Pra começar o pôr-do-sol visto do salar, no final do primeiro dia. Eu sou o terceiro da esquerda pra direita.


Este é o cemitério de trens, próximo a Uyuni. Dos trens que antigamente iam até o Pacífico, quando a Bolívia ainda tinha uma saída pro oceano.


Já no salar. No antigo Hotel de Sal, feito todo de sal, que agora serve como museu.


Na Isla del Pescado: um morro no meio do salar, onde se tem muitos cactos. Lá foi nossa parada pro almoço do primeiro dia.


E depois, um futebolzinho no salar!

No final do primeiro dia, o por-do-sol no salar. Mais uma "jump picture". Essa era a nossa 4x4, o nosso guia/motorista sentado na frente e o restante do grupo.




No segundo dia, saímos do salar, e fomos a regiao dos lagos e vulcões.

Mais tarde, uma área deserta. Onde se localiza a árvore de pedra, que ficou desse jeito devido a erosão, aliás faz muito vento lá.


No final do segundo dia, ficamos na Laguna Colorada. Dessa cor por conta de algas existentes.
Essa noite foi a mais fria, tivemos que usar sacos de dormir pra aguentar o frio, apesar de estarmos em alojamentos. Costuma fazer 15 graus abaixo de zero durante a noite.


No outro dia, saímos cedo pra ver os Geisers. Vejam como estava o vidro do carro, puro gelo. Estava frio ou não? Os Geisers são esses gases que saem da terra. O cheiro lembra ovo.


Mais fotos dos Geisers e da lagoa verde, nossa última parada já perto da fronteira com o Chile. A partir do final do passeio, eu peguei um õnibus e vim pro Chile, em San Pedro do Atacama. Bom, se a imagem inicial de Bolívia não foi tão boa em La Paz, posso dizer que pelo menos o final foi com chave de ouro.

Um comentário: