quarta-feira, 26 de agosto de 2009

La Paz

La Paz, poderia ser a capital mais alta do mundo, mas oficialmente a capital da Bolívia é Sucre. Apesar que os poderes legislativo e executivo estão em La Paz.


Já sabia que a Bolívia era um dos países mais pobres da América do Sul. E minha visita me veio a confirmar isso. La Paz me parece estar alguns anos atrás do Brasil.


Pra começar pela quantidade de barracas na rua. No centro da cidade só tem uma padaria, e fica na esquina de uma rua movimentada. Ali estão umas 5 barracas, com sacos de uns 3 tipos de pães. Eu vi a senhora pegar o pão caído no chão e devolvê-lo ao saco. E isso se repete para lojas de sucos e frutas, eletrônicos, alimentos, utensílios domésticos, roupas e etc. As barracas tomam contas das calçadas e escondem as lojas tradicionais deixando as vezes só uma passagem para as portas.


Mas o que mais me surpreendeu foi a mesma coisa para carnes. Imagine voce ir pra 25 de março ou Uruguaiana e comprar uns 3 quilos de carne moída numa daquelas barracas que ficam na rua!


Fora isso, o trânsito também muito caótico. As vans param em qualquer lugar para pegar ou deixar passageiros, mesmo que o guarda esteja na frente, não há problemas. Como diz um senhor boliviano que conversei: Bolívia é o país das maravílhas, aqui tudo é permitido.




Na divisa entre Peru e Bolívia, a primeira cidade que cheguei foi Copacabana, também na margem do Lago Titicaca. Passei algumas horas por lá, tempo pra tirar uma foto da "praia de copacabana". Na outra foto, uma vista da cidade de La Paz.


Foto de uma esquina onde as vans passam lentamente para pegar passageiros. E foto da frente do Museu da Coca. Dentro não se podia tirar fotos, mas é bem interessante.


Eu na praça principal de La Paz, ao fundo a sede do governo e a catedral. No hostal que estava, tinha uns 20 espanhóis que viajaram pra Bolívia pra fazer escaladas. Num dos dias eu fui com eles fazer uma prática.



Também fui fazer o passeio a Chacaltaya. Uma montanha que fica a 5.400 metros de altitude. Se chega de carro ate os 5.300 e depois uma caminha até o topo.


Muito frio lá em cima. A vista é sensacional. Pode-se ver a cidade de La Paz e até o Lago Titicaca, bem de longe.



Nessas estou no Vale da Lua, uma região onde a erosão deixou as rochas com essas formas estranhas, dizem que parecida com as da lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário