terça-feira, 25 de agosto de 2009

Balanço geral - Parte 1

Foram 65 dias para percorrer os quatros primeiros países, já descontando os dias de Manaus. E agora resolvi comentar sobre alguns aspectos em cada país.

Transporte urbano, nas capitais - A única cidade com metrô foi Caracas, muito bom, parecido com SP e Rio. Bogotá e Quito, têm o transporte parecido com Curitiba, muito bom também, sendo um pouco melhor em Bogotá. Lima deixa um pouco a desejar nesse sentido, só tem mini-vans, vans e micro-ônibus.

Transporte rodoviário - Os melhores foram na Venezuela e Peru, não deixam nada a desejar com os do Brasil. Colombia um pouco inferior, mas bom. Equador, de longe o pior até agora. Talvez se explique porque lá as distâncias são menores e dificilmente se viaja mais que 5 horas no ônibus.

Hospedagem - As melhores eu encontrei no Equador. Custo baixo estão no Peru. Colômbia também são razoáveis. E Venezuela deixa a desejar nesse aspecto.

Culinária - A melhor e mais diversificada encontrei no Peru, disparado. Equador e Colômbia são razoáveis. E Venezuela fica um degrau mais abaixo.

Receptividade - Disparada a Colômbia, o povo é muito receptivo com os turistas. Venezuelanos e Peruanos são meio fechados, as vezes antipáticos com turistas. Equador, nem lá nem cá.

Descontos - Peru é o lugar dos descontos. É só chorar um pouco que se consegue uma redução no preço. Nos outros são mais difíceis, como no Brasil, creio. Na Colômbia se consegue facilmente descontos nas passagens de ônibus.

Custos gerais - Peru, muito barato. Equador, barato mas facilmente encarecido, por exemplo paguei 30 dolares pra ir no jogo de futebol. Colombia, barato, mas não tanto como no Peru. Venezuela, no cambio oficial, mais caro de todos, até que o Brasil; no câmbio negro, barato.

Música - Em todos o que mais se houve é o reggaeton. A salsa logo atrás. Mas também se tem as musicas americo-européias estilo "mtv". Músicas regionalizadas houvi um pouco no Peru, geralmente nos táxis de motoristas idosos. Música brasileira tocadas nas radios, bares, etc: ouvi funk na Venezuela, mas na fronteira com Brasil. Na Colombia ouvi uma música de Belém (uma da festa do boi, bem antiga) e também ouvi Vinícius de Moraes. No Peru, ouvi sertanejas: Leonardo e Zezé di Camargo.

Bem, agora não me vem à cabeça mais algum aspeto a comentar. Se lembrar de outros, eu escrevo novamente.

7 comentários:

  1. E a cerveja? São diferentes de país para país, são boas?
    Se vc disser que não está tomando nada, não acredito em mais nenhuma palavra desse blog, nem sequer nas fotos.

    Abracos,
    Francisco

    ResponderExcluir
  2. A beleza exterior do povo neh amor-se for no Mister Universo,os peruanos nem vão qualificar. Embora já ganharam miss universo creio que essas pertecem a 1% da população...e os outros paises?

    Beijão e saudades

    ResponderExcluir
  3. Tô com Francisco.

    E por falar em cerveja, achei uma cervejaria com centenas de opções na Gomes Freire.

    Você voltando, vamos beber todas... heheheh

    ResponderExcluir
  4. Além da cerveja, e as aguardentes, mano? Tá trazendo algo pra depois fazer uma degustação ;-)?
    sucessos

    ResponderExcluir
  5. Ahahaha. Chicao E Rinalds, as cervejas sao boas, mas ate agora nao encontrei alguma tao boa como uma skol gelada. Aliás, em alguns lugares devido ao frio, se toma cerveja a temperatura ambiente.

    Quanto as aguardentes, Sherlock, tanto na venezuela e colombia eu experimentei fazer caipirinha com as aguardentes locais, mas nem pra caipirinha elas sao tomáveis.. sao horríveis.

    Rinalds, o "chopp" de retorno já tem lugar definido entao. Vamos nesse bar aí da Gomes Freire.

    Abracos a todos.

    ResponderExcluir
  6. Renato antes de mais meus parabens pelo blog..So queria te fazer uma pergunta..Quanto você gastou??qual foi o orçamento??eu to viajando agora .Vo fazer guianas e suriname, VEnezuela, colombia e equador em 3 meses...Quanto vc acha que eu vou gastar?

    abraço

    ResponderExcluir
  7. meu email é marciokosta@yahoo.com...

    Fico aguardando..

    abracos

    ResponderExcluir