sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Puno e Lago Titicaca

Puno em quechua significa "lugar de descanso", pois era onde os incas costumavam descansar quando viajavam de Cusco rumo ao que hoje é a Bolívia. E hoje não mudou muito. A cidade tem como único atrativo o Lago Titicaca e suas ilhas.

Considerado pelos peruanos e bolivianos como uma das 7 maravilhas naturais do mundo, o Lago Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo, situado a 3.800 metros de altitude. O lago realmente é bonito.

Fotos do Lago Titicaca.

As ilhas flutuantes são uns dos principais atrativos do lago. Atualmente existem cerca de 40 ilhas dessas no lago. As ilhas são formadas pela planta totora que é comum nas margens do lago. Além de servir como base para as ilhas, a totora também é, em parte, comestível. A textura é parecida com a nossa cana e um sabor bem neutro.

As ilhas são povoadas pelo Uros, um povo pré-inca. Esse povoado anteriormente vivia ao redor do lago. Mas com a chegada e conquista dos Incas, eles foram praticamente exterminados. Sendo que alguns conseguiram fugir em embarcações para o meio do lago. Nessas embarações, eles foram sobrevivendo e evoluindo até que encontraram uma maneira de criar as ilhas flutuantes a partir da totora. Uros, que em quechua significa "rebeldes", foi como os Incas denominaram esse povo. E assim permaneceu até hoje. Em cada ilha vive aproximadamente 20 a 30 pessoas. Fotos acima da ilha que visitamos.

Os uros vivem principalmente da pesca e artesanato. Outros alimentos, como a batata, eles compram ou trocam nas cidades. É claro que hoje a interação deles com a "civilização" é grande. As crianças estudam os primeiros anos nas ilhas e quando mais velhas vão estudar na cidade. E hoje é comum que os jovens não queiram voltar a viver nas ilhas, permanecendo e se instalando em Puno ou outras cidades.


E como não poderia deixar de ocorrer, eles também se sustentam do turismo. Para visitar uma ilha paga-se uma taxa de 5 soles. Na ilha eles também vendem artesanatos. Além disso, oferecem um passeio numa embacação típica (foto acima) a 7 soles por pessoa para chegar numa outra ilha que funciona como escola primária.

Nesse passeio de uns 10 minutos, além do remador, vai uma criança que de repente começa a cantar umas 6 músicas, cada uma em idioma diferente. E depois pede um dinheiro pra comprar "caderno e lápis".

Além das ilhas flutuantes, fomos visitar a Ilha Taquile. Fotos acima, sendo a segunda da seção: Onde está Wally?

Apesar de fazer parte do território peruano, é uma ilha autônoma.Na ilha não há polícia e nem cachorros (pois não precisavam proteger suas casas de roubos). E seus problemas e intrigas são todos resolvidos entre eles, geralmente em reuniões comunitárias realizadas aos domingos.

Na ilha existem alguns restaurantes familiares, que nada mais é que o quintal de suas casas. E antes de servirem o almoço apresentaram uma dança típica da ilha. Depois a senhora veio me puxar e eu também tive que entrar na dança.

Apesar de nunca ter sido conquistada (ou "atacada") pelos colonizadores, o imperador espanhol Carlos V obtinha o documento de propriedade da ilha. E esse documento foi perdida num jogo de cartas para um nobre chamado "alguma coisa" Taquile. E partir daí que surgiu o nome da ilha, embora o seu dono nunca a tenha visitado.

2 comentários:

  1. Renato,

    Muito bonita as fotos, é um local único no mundo.
    O que me impressionou foi a cor do céu.
    Uma puta cor azul de intensidade impressionante.
    Quando não é o azul do céu é o azul do lago, é azul pra tudo que é lado.
    As fotos a retratam fielmente?
    De lá ou daí - sei lá onde vocês estão agora - perceberam essa característica?

    Abs,
    Rinaldo

    ResponderExcluir
  2. Fala Rinalds.
    Na verdade eu nao tinha reparado nisso. Mas em geral aqui nos andes, e nessa epoca pelo menos, quase nao se ve nuvens no ceu. O tempo e' bem seco, com um sol bem forte.
    A cor do Titicaca e' mesmo muito bonita. E o reflexo do sol na agua tambem e' bem forte.
    Abs.

    ResponderExcluir