sábado, 15 de agosto de 2009

Cusco

Cusco é considerada a capital histórica da América do Sul. Nessa cidade estava instalada a capital do império Inca. Cusco, ou Qosqo no idioma do incas (quechua), siginifica "umbigo do mundo". Os incas imaginavam que a cidade era o centro do mundo.

Quando se visita essa cidade e seus pontos históricos, vê-se como os espanhóis realmente massacraram o que encontram pela frente. O mesmo pode-se dizer em relação a igreja católica. Com o objetivo de difundir o cristianismo, destruíam tudo que se dizia respeito à religião Inca.

Uma das coisas mais impressionantes na cultura Inca eram suas construções de pedra. Casas, palácios, muros eram construídos apenas com pedras,sem utilizar nada para sobrepor essas pedras. As pedras eram polidas de modo que se encaixavam perfeitamente umas nas outras.

Quando os espanhóis chegaram, muitas das bases das contruções foram mantidas. E acima destas, contruções coloniais foram levantadas. E essas bases seculares estão firmes até hoje, aguentando os vários terremotos que se sucederam nesse tempo.


Fotos de uma dessas bases Incas, com pedras quase que perfeitamente quadradas. E foto da Catedral, frente à Praça de Armas.


A Praça de Armas de Cusco. E foto da Angela em frente ao mosteiro Dominicano. Para construir esse mosteiro, a igreja católica derrubou o antigo tempo do Sol, feito pelo Incas. Dizem que esse templo era quase todo coberto em ouro, que claro foi enviado à sede da colônia. No mosteiro ainda se encontram algumas bases e alguns muros do tempo do Sol.

A pedra de 12 ângulos, polida para se encaixar com diferentes pedras. Na segunda foto os dois muros: à esquerda o muro dos Incas e à direita o muro dos incapazes. É assim que o povo cusqueño chama os muros dos espanhóis, porque tentavam imitar os muros incas, mas eram incapazes de fazê-lo. Detalhe pra parte inferior do muro inca: eles usavam pedras menores embaixo para essas "amortecerem" os abalos sísmicos.

Fotos do forte Sacsayhuaman. Base militar onde permaneceram as últimas resistências incas diante da conquista espanhola. Fica a uns 3 km da cidade. Construído com pedras trazidas de até 30 km de distância. A pedra mais alta com 7 metros de altura e a mais pesada com aproximadamente 180 toneladas. Depois da conquista, o forte foi quase todo destruído e suas pedras foram utilizadas para contruções espanholas, assim como a Catedral.

Em outro templo religioso Inca, a pedra em formato de trono era utilizada para sacrifício de animais e até humanos. Os humanos sacrificados eram geralmente meninas virgens.

Outro aspecto de Cusco, a cidade é totalmente turística. Muitos estrangeiros e isso significa dinheiro. Então em todos lugares de Cusco tem sempre alguém te oferecendo algo e tentando "tirar" um pouco do seu dinheiro. Na segunda foto, quando eu sentei em frente à Catedral e em menos de 2 minutos essas duas meninas chegaram com uma sacola cheio de artesanias para vender.

2 comentários:

  1. Caraca, isso aí é muito bom.
    Por isso que eu acho que Machu Pichu é só uma das ruínas de Cusco.

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo, me auxiliou bastante numa atividade escolar.

    ResponderExcluir