quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Mendoza

Mendoza é uma cidade bem agradável, moderna e segura, como as outras que conheci na Argentina. Nessas cidades se vê facilmente belas casas sem muros ou grades de proteção, com a porta próximo à calçada e apenas um jardim na frente.

Em Mendoza também tem o maior parque da América do Sul. O Parque San Martin com 500 hectares de área contém lago, monumentos, fontes, muitos espaços de lazer e até um estádio de futebol, que foi construído pra Copa de 78. Eis algumas fotos.

Portal de entrada do parque e o lago.


Ruas cortam o parque. E um monumento a San Martin.

Mas Mendoza é mais famosa mesmo por seu vinho. A região é propícia para a fabricação dos melhores vinhos do mundo. E não poderia deixar de fazer um passeio pra conhecer as vinícolas da cidade.

A dica aqui é alugar uma bicicleta e ir visitando algumas das várias vinícolas que se concentram numa mesma região. Em cada vinícola você pode visitar suas estruturas, fazer degustações, alguns cobram outros não. Mas tem que tomar cuidado, pois depois de algumas taças de vinho, andar de bicicleta começa a ficar cada vez mais difícil.

Vai uma garrafa de vinho aí?

Compartimentos para fermentação do vinho, alguns antigos e outros mais modernos.

Uma plantação de uva. E nessas visitas também ensinam como se deve tomar um vinho. São 3 passos, mas pra um cara leigo e ignorante (como muitos que conheço), o mais importante é o terceiro mesmo. Nunca vi alguém ficando bebado só de olhar ou cheirando o vinho.. hehe.


E o passeio não foi só de vinho. Num dos lugares também tinham degustação de outras bebidas. E uma delas era o absinto, 75% de graduação alcoólica. Desce rasgando a garganta e continua queimando por alguns segundos. A nossa cachaça parece um suco perto disso. Dizem que se tomar em alta quantidade a bebida provoca alucinações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário