segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Cordoba

Segundo um cordobezo que conheci em Salta, Cordoba é a segunda maior cidade da Argentina e a maior do mundo! Como pode isso? Depois ele tentou me explicar que era maior em extensão. Mesmo assim não boto fé.

A cidade é bonita e abriga a maior universidade argentina, mas não é exatamente uma cidade turística, com atrativos naturais ou coisas do tipo. É segura, organizada e aprazível de se conhecer caminhando. Além disso, estou ficando cada vez menos com pique de "turista". Ainda tenho gana de conhecer diferentes cidades e lugares. Mas chega um momento que você se cansa de fazer os passeios manjados pra turistas. Além disso encontrei uma turma legal no hostel e gastei um tempo praticando meu inglês. Aliás, o que tem de gente que conheci e quer me visitar no carnaval no próximo ano, teria que morar numa mansão.

Algumas fotos da cidade:


Uma rua do centro com calcadão e muito comércio. Catedral em reforma.


Museu. Um parque da cidade chamado Sarmiento.

Apesar de ser a segunda maior do país, não tem nenhum time de futebol na primeira divisão do campeonato argentino. Mas aqui eu vi pela TV o jogo entre Argentina x Paraguai, e foi bom vê-los perder novamente. Nos noticiários não param de elogiar o Brasil e Dunga, dizendo que os argentinos deveriam jogar com a mesma vontade que os brasileiros. Olha isso, há um tempo atrás esse era o nosso discurso.

Outra coisa que me disseram alguns cordobezos, tirando em Buenos Aires, os argentinos costumam ter o Brasil como segundo time, ou seja, a rivalidade é mais nossa do que deles. Aliás de longe aqui está sendo o país onde mais vejo influência brasileira. Muitas pessoas daqui já foram ao Brasil, principalmente no sul, como Floripa e Camboriú. Petrobras também patrocina times aqui e sempre tem um propaganda na TV.

E música principalmente: todos conhecem Paralamas. Daniela Mercury fez um show aqui semana passada. Outros como Cazuza, Caetano Velozo e da Bossa Nova também são conhecidos. E ouvi algumas vezes o rap do filme Tropa de Elite e uma versão da música Mila (aquela bem antiga) cantada em espanhol!

2 comentários:

  1. Hombre, sempre ouvi e tive a impressão que a rivalidade é, na verdade, brasileiros vs. porteños, los otros hermanos são buena gente ;-)
    Também é notória a nossa ignorância em relação à música produzida pelos países vizinhos; aqui a massa é muito tapada pra ouvir qualquer coisa que não venha dos EEUU - fora funk e outros lixos, fazer o que?
    Sucessos

    ResponderExcluir
  2. Acho que é bem isso mesmo, Sherlock. Vamos ver quando passar por Buenos Aires.
    Abs.

    ResponderExcluir