domingo, 12 de julho de 2009

Mitad del Mundo

Infelizmente, junto com a câmera roubada foram as fotos de Quito e de Cali que eu não havia feito backup. Mas continuar a viagem sem câmera, seria um pecado. Então tive que comprar outra. Como não queria gastar muita grana com algo e para manter o ciclo roubo-venda, fui comprar uma no mercado negro. Comprei uma Samsung usada (leia-se roubada) de 5 megapixel por 80 dólares.

Após o ocorrido fui descobrir que aqui no Equador, no novo mandato de Rafael Correa, aprovaram uma lei em que: roubo ou furto de objetos que valem menos de 600 dólares não é considerado crime!!! É apenas uma contravenção. Ou seja, o sujeito pode até ser detido, mas logo é solto e não responde criminalmente.

E continuando o lado de turista, fui visitar a Mitad del Mundo. Lugar onde supostamente passa a Linha do Equador. Só que esse lugar foi calculado a 300 anos atrás, com menos recursos que hoje. Resultado, a Mitad del Mundo na verdade fica a uns 200 metros ao sul da linha do Equador.



Foto tirada na Mitad del Mundo, suposta Linha do Equador.


No local verdadeiro da Linha do Equador construíram o Museo Inti-nan, visto na primeira foto. E na segunda foto, agora sim, a clássica foto com um pé no Hemisfério Norte e outro no Hemisfério Sul.


Nesse museu tem alguns experimentos científicos, como o relógio solar e, justo na linha do Equador, é possivel equilibrar um ovo no prego. Além disso tem o experimento com a água caindo pelo ralo. E é verdade! No norte a água cai girando no sentido anti-horário, no sul cai girando no sentido horário e na linha do Equador, cai reto (tenho vídeo).


E na seção inusitadas: uma loja de calçados brasileiros, fechada pela justiça por irregularidades fiscais; e um anúncio para aprender a dirigir em casa (é possível?).

Hoje estou saindo de Quito rumo a Baños, cidade próxima ao vulcões equatorianos.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!
    Espero que você esteja aproveitando muito a viagem, aqui em casa estamos todos acompanhando seus passos e a cada atualização é uma experiência nova...
    Abraços de Baca Vera Mari Thalitinha e Petit

    ResponderExcluir
  4. Eu tou também parte do ciclo roubo-vende enquanto viajando--bemvindo! Tou muito feliz que posso te seguir nas suas aventuras lendo o seu blog. Boa sorte com tudo amigo!!!

    ResponderExcluir
  5. Pô velho deu mole com a câmera.
    Mas foi roubo ou foi furto?

    Continuo acompanhando,

    um abraço,

    Daltro.

    ResponderExcluir
  6. Bicho,

    Muito boa a lei do Rafael Correa e sua iniciativa em contribuir na movimentação da economia Equatoriana.

    Me responde uma curiosidade...

    Aquele ovo em cima do prego!!!
    Q Q é aquilo rapa!!!

    O ovo não estava colado não?

    Você mesmo, com suas próprias mãos, colocou o ovo em cima do prego?

    De quem era o ovo???
    Era anônimo?
    Ele estava de bobeira por ali?

    Abs,

    ResponderExcluir
  7. Haha.. Pô, Rinaldo, você ta querendo me complicar.

    O ovo estava lá, de bobeira, não tinha dono.. e quem quisesse poderia pegar e tentar colocá-lo em cima do prego... feito só alcançável aos mais hábeis com o objeto.

    ResponderExcluir
  8. Fala Daltro... foi furto, menos mal. abraços.

    ResponderExcluir