domingo, 7 de junho de 2009

Últimos preparativos para o Mochilão

Estou a dois dias de iniciar um mochilão pela América do Sul. Quase tudo preparado, só restam alguns últimos detalhes. A criação desse blog, por exemplo, é uma das últimas coisas que planejei fazer antes do início da viagem.

Aqui no blog vou relatar sobre os principais fatos do mochilão, os lugares que visitarei, a minha impressão das cidades, as experiências, e claro colocar algumas fotos. O blog servirá também como meio de comunicação com amigos e parentes, já que aqui tenho a possibilidade de falar para todos de uma só vez.

Minha idéia é escrever sempre que puder, acho que umas 2 ou 3 vezer por semana postarei algo. Apesar que em alguns casos posso ficar mais tempo sem atualizar o blog. Comentários, dicas, sugestões, alertas, críticas serão todas bem-vindas. Espero interagir com todos.

Bom, sobre o roteiro. É relativamente simples de explicar, em 5 meses pretendo passar por 9 países, na seguinte ordem: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile, Argentina e Uruguai. A partir disso muita coisa pode acontecer. O que fazer e onde ir em cada país são coisas que ainda não defini, e devo determinar ao longo da viagem. Alguns lugares clássicos já me programei pra ir, mas enfim vou deixar que a viagem por si só defina minha trilha. A única premissa é estar no fim de julho no Peru, onde vou encontrar minha namorada e vamos fazer parte desse mochilão juntos.

O mapa do lado representa mais ou menos o roteiro do mochilão. As marcações são as capitais de cada país, além do meu ponto de partida: Rio de Janeiro, e Manaus, minha primeira estada antes de entrar na Venezuela. Outro detalhe: tirando a viagem Rio-Manaus, pretendo fazer todo o percurso por terra (ônibus, trem, etc) ou por água se for o caso. Irei de avião somente se precisar por questões de segurança.

É isso. Mochila pronta, passaporte na mão e muita vontade de começar essa empreitada. Vamos ver o que vai ser.

25 comentários:

  1. Oi Rê! Boa sorte nessa sua aventura!! Tenho certeza que vc vai se divertir muito! Estarei aqui te acompanhando muito entusiasmada!
    Beijinhos para vc!!

    ResponderExcluir
  2. E ae Renatinho, que aventura cara.
    confesso que gostaria de estar nessa...
    boa sorte e diversão
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Fala Renatinho...Boa sorte brother

    André (Feio)

    ResponderExcluir
  4. oi filho
    ATB

    Vamos nessa


    pai/mãe

    ResponderExcluir
  5. Aponta para o Bêbado.

    Po, cara. Muita boa sorte nessa viagem e que você consiga ver outro mundo de verdade para poder escolher os melhores caminhos.

    Abração.
    Anderson.

    ResponderExcluir
  6. Fala meu camarada.. sucesso em sua nova empreitada... minha sugestao seria voce comparecer na bombonera....

    abs
    Gustavo

    ResponderExcluir
  7. Oi Rê, sorte e diversão para vc!!! Tire todas as impressões que puder e guarde-as na sua mente e use-as na sua vida...tenho certeza que serão momentos que jamais esquecerá..acredite ..um dia um simples cheiro, um simples gosto vai te levar de volta para tudo isso!!!

    bjs e enjoy!!!

    ResponderExcluir
  8. Renatinho...boa sorte truta, divirta-se pra caramba, e ve se toma cuidado com o "mundo".Mto massa...espero q curta todos os momentos, e q sejam inesquecíveis.Abç...marcelo takahashi

    ResponderExcluir
  9. sucessos em sua viajante empreitada :-)

    ResponderExcluir
  10. Fala Cachaça!!

    Loucura, bem que você sempre falava que um dia ia fazer algo assim!! Boa viagem, aproveite muuuuito. Vou tentar acompanhar sua viagem sempre que puder!!

    Um grande Abraço
    Mairum

    ResponderExcluir
  11. Fala Velho!


    Boa Sorte e que vc encontre realmente os lugares mais interessantes nesta viagem.

    Abraço,

    Daltro Bittencourt.

    ResponderExcluir
  12. É isso aí Renatinho!
    Que voce conheca bastante gente boa nessa viagem e que os imprevistos, inevitáveis, sejam todos bons.

    Abração!
    Francisco (Chicao)

    ResponderExcluir
  13. Oiiieeee Renato, blz?
    BOA sorte nessa sua nova empreitada.... volte com muita coisa boa pra contar hein...
    Minha sugestão seria voce comparecer na bombonera [2]

    Vou ficar aqui de perto torcendo pro seu Timãoooo :P

    Bjãoooo e boa sorte ;)
    Aninha - DBA

    ResponderExcluir
  14. e ae renatinho assim que vc encontrar um campo, vai querer bater uma pelota e dar canetinha nos caras ... certeza ... kkkkkk .... abraçoo
    Grande Du Palma kkkkk

    ResponderExcluir
  15. Faaaala Renatinho,
    Boa viagem e tome uma com limão em Lima para arrebater o pó da viagem.

    abs,

    RAR

    ResponderExcluir
  16. oi filho. a sua viagem nem começou e já estou com saudades. que Deus te guia e te proteja por esta sua nova empreitada. que vc não esqueça de colocar nesta sua mochila, paciência, amor, tolerância, e principalmente humildade. amo voce,beijos,beijos....mãe

    ResponderExcluir
  17. fla mulekeeeeee.... cresceu? já pode viajar sózinho? rsrsrs
    "veinhoooo"... boa viagem pra ti... e pra quem te acompanhar.... se puder não deixe de ir nas cordilheiras (chile x argentina) e em bariloche na época do frio (final de julho, agosto).... tem alguns albergues lá que saí bem em conta... e a viagem de bumba até lá tb é interessante saindo de buenos!!! :)))
    E lembre-se... combustível pra dentro (como sempre!) pq a viagem é longaaaa!!! rsrs
    Abração,
    Psico.

    ResponderExcluir
  18. Oi Renatu,
    Saudades de vc kara, me avise quando estiver no Uruguai, Paraguai ou Argentina, gostaria que vc conhecesse alguns amigos.
    Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  19. Ae Renato! Boa sorte na viagem! Estarei acompanhando aqui pelo blog! Deus te acompanhe!

    ResponderExcluir
  20. Faaaala meu brother....
    óóótimo inicio de viagem pra vc...
    espero que de tudo certo e que vc decida logo quando estará em Buenos, pq, dando certo, tomaremos uma la, ao lado de LABOMBONERA...
    grande abraço e boa sorte nesta viagem.
    PS. sugestão! experimente pelo menos umas 7 marcas de cervejas em cada pais e eleja a melhor cerveja da america latina! vá com deus...
    e divirta-se

    ResponderExcluir
  21. Obrigado a todos pelos comentários, votos de sorte, etc. Abraços e até.

    ResponderExcluir
  22. MEU...não esquece as pedras mlk!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. muito loooco ... pena que isso ai é só pra quem tem "tempo" ,e eu nao tenho "tempo" faz um tempo ... hahaha
    mais é isso ai renatão , show de bola essa experiência , aproveite ao maximo !!!
    e siga essa sugestão do neto, experimente todas ... as cervejas !!! rs
    grande abraço e boa viagem !!! DIEGO.

    ResponderExcluir